Uma das primeiras saídas com a escola tinha como destino a Casa-Museu de Anastácio Gonçalves. Este pequeno museu ficava perto do CIAL, na rua Avenida 5 de Outubro. Fomos a pé até lá e enquanto que caminhávamos, íamos a falar entre nós e com colegas de outras turmas. Isto permitia-nos pôr em pratica o nosso português com pessoas doutros países.
O Museu do Dr. Anastácio Gonçalves fica num prédio decorado com motivos Art Nouveau que pertencia ao reconhecido pintor português Jose Malhoa.
A coleçao deste prestigioso oftalmologista inclui umas 2000 obras de arte agrupadas em várias coleçoes, com fundos especialmente importantes de porcelana chinesa, pintura portuguesa naturalista, mobiliário inglês, português, francês, holandês e espanhol.
Contem também, peças de joalharia, pintura estrangeira, cerâmica europeia e oriental, moedas...
Gostei imenso deste museu (e acho que os colegas também) primeiro porque a coleçao pode-se ver num tempo curto (lembrem-se de que fazia muito, muito calor...) e porque as peças de arte estáo onde as deixou o seu propietario, o Dr. Anastácio Gonçalves, é dizer, na sua própia casa.
No hay comentarios:
Publicar un comentario